3º CAMPEONATO – COPA ARKOS
2016
2016
No dia 28 de março teve início o 3º Campeonato Arkos de Leitura! As regras são as mesmas do ano passado: os alunos competirão nacionalmente e serão divididos em cores diferentes, de acordo com sua pontuação.
preto. Essa primeira fase classificatória irá até o dia 05 de agosto.
Durante o Campeonato do ano passado, tivemos a participação de 60.000 alunos, 2000 turmas, 350 escolas públicas e 50 particulares, 150 municípios, 24 Estados brasileiros. Os alunos responderam a nada menos do que 25 milhões de perguntas, sobre 2.000.000 livros, correspondendo aproximadamente a 60 milhões de páginas lidas!!
O sucesso do Campeonato de 2016 só depende de você! Vamos deixar os números de 2015 para trás e fazer desse o maior Campeonato Arkos de Leitura?!!
CONFIRAM OS 5 VENCEDORES DO
MÊS DE ABRIL
No ano de 2016 os 4ºs Anos C, D e G realizaram
um projeto sobre memória local.
um projeto sobre memória local.
Clique na imagem abaixo para acessar o livro digital e assista o vídeo da entrevista:
QUIZZES DOS 4ºs ANOS
Clique na imagem abaixo para responder
o Quizz dos 4ºs anos C e G:
Clique nas imagens abaixo para responder
os Quizzes do 4º anos I:
Clique na imagem abaixo para responder
o Quizz do 4º ano F:
CONSELHO MIRIM
O Conselho Mirim é composto por um aluno de cada turma do Ensino Fundamental e tem como atribuição defender os interesses da turma que representa.
Este Conselho, como segmento da escola pública, segue os seguintes princípios:
- a escola é um direito de todos;
- é laica e gratuita;
- busca garantir o direito à igualdade e respeito à diversidade, por meio da solidariedade e da inclusão.
Este ano, as reuniões do Conselho Mirim são quinzenais. Foram agregadas as ideias do projeto Comunidade de Aprendizagem, do Instituto Natura.
Este projeto busca a participação da comunidade escolar como um todo, objetivando uma escola de qualidade.
Para tanto, foram realizadas tertúlias literárias, onde são feitas leituras compartilhadas de textos, promovendo o diálogo e interação deles com a vida e realidade escolar. Também, ainda inspirado neste projeto, cada representante discutiu em sala de aula e trouxe o sonho de sua turma para uma
"escola dos sonhos".
O respeito e o cuidado pela escola é o foco principal das discussões e ações do Conselho Mirim.
Segue algumas fotos:
NO 1º TRIMESTRE, EM CIÊNCIAS HUMANAS, OS ALUNOS DO 4º ANO F – PROFª SIMONE ESTUDARAM SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, SEGUE FOTOS DOS ALUNOS NO PAINEL ELABORADO PELA TURMA:
OS ALUNOS DO 4º ANO F ELABORARAM TAMBÉM UM PAINEL COM OS DESENHOS QUE FIZERAM NO TUX PAINT DOS NETBOOKS EDUCACIONAIS...
OS ALUNOS DO 2º ANO - D
PROFESSORA ADRIANA FIZERAM UMA PARÓDIA DA PARLENDA
"ERA UMA CASA" COM O TEMA DA DENGUE.
CONFIRA O VÍDEO:
PROJETO LEITURA: "LER DIVERSIFICA O SABER"
4º Ano D – Profª Sandra Benatti
2016
(Breve relato do trabalho).
As leituras realizadas dentro do Projeto do 4º Ano D, sempre terminam com um trabalho coletivo, dando aos alunos a oportunidade de vivenciarem partes destacadas das literaturas envolvidas nessa proposta.
Para o trabalho que segue lemos o livro “Judy Moody Quer a Fama”, da autora Megan Mc’Donald. Judy é uma aluna do terceiro ano e o seu maior desejo é ser famosa. Para tanto, ela tenta de tudo para conquistar a tão sonhada fama e ter a sua foto publicada no jornal. Mas o que a deixa realmente famosa é algo que nem ela imaginava.
Devido ao seu forte desejo em ser médica guando crescer, Judy em uma visita a um hospital, pega todas as bonecas sem braço, sem perna e com todo tipo de problemas e resolve levá-las para casa, afim de "curá-las”!
Essa atitude a deixa famosa, mas...
Em roda de discussão com a Turma do 4º ano D, descobri que assim como Judy Moody, alguns alunos também desejam ser médicos quando crescer! Então, resolvemos fazer um trabalho voltado para o tema “O que quero ser quando crescer”!
Por ser apaixonada por fotos e trabalhos diferenciados, apresentei ao grupo a minha proposta e eles aceitaram prontamente, porém, iríamos precisar de parcerias...
Etapas:
1º Apresentar para o grupo da sala a proposta pensada e listar o que cada um quer ser quando crescer.
2º Conversar com professores parceiros na disciplina de Artes, para ajustar minhas ideias.
3º Decidir espaço e materiais necessários para o trabalho coletivo.
4º Organizar o espaço e explicar aos alunos como seriam tiradas as fotos.
5º Exposição do trabalho na reunião de pais e mestres.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA O RESULTADO DO TRABALHO:
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA O RESULTADO DO TRABALHO:
Confira algumas atividades que a turma do 4º ano I, do período da tarde da profª Rosângela,
realizou nesse início do 2º trimestre:
Experiências científicas com reações químicas...
"V U L C Õ E S"
Experiências científicas com reações químicas...
"V U L C Õ E S"
ABAIXO O VÍDEO COM AS EXPERIÊNCIAS:
CIÊNCIAS NATURAIS
INÍCIO DO TRABALHO COM TERTÚLIAS LITERÁRIAS
JOGOS MATEMÁTICOS
SEXTA-FEIRA 13
PROFESSORA SANDRA BENATTI
4º ANO D
2016
4º ANO D
2016
COLAGEM "QUEM SOU EU"
Baseada no livro:
Indicação do livro:
Profª Andréia R. Ortega
Confecção dos cartazes:
Alunos e familiares
Gravação e Edição de Vídeo:
PAPP Ana Lúcia
4ºs ANOS C e G Professora Carminha
OS ALUNOS DOS 4ºS ANOS C e G ELABORARAM UMA MAQUETE DA CIDADE DOS SONHOS COM BASE NO TRABALHO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:
“Para a história
Ser refeita de verdade
Tem que haver garantia
Dos direitos da nação
Saúde, estudo, lazer e ocupação
Moradia e alimento
Liberdade e proteção”.
3º ANO B - PROFª BIANCA
O 3º ano b da profª bianca iniciou dia 23 desse mês o projeto de leitura chamado “tertúlias”, onde os alunos podem fazer relatos a partir do parágrafo da leitura que mais gostaram, os relatos são os mais diversos! De acordo com a experiência de cada um, eles relacionam a parte da história com sua realidade.
Para incrementar ainda mais a proposta e dar “asas” a imaginação dos alunos a profª bianca preparou e confeccionou um cantinho da leitura!
Confira as fotos:
NOSSO PARQUE EM CONSTRUÇÃO...
CONFIRA NA PÁGINA DO FUNDAMENTAL O
PROJETO LEITURA: "LER DIVERSIFICA O SABER"
DO 4º Ano D – Profª Sandra Benatti
2016
BERÇÁRIO FINAL - C - 2016
ÁREA EXTERNA - DESAFIOS CORPORAIS
CONFECCIONADO NA REUNIÃO PEDAGÓGICA PELOS PROFESSORES E AUXILIARES DO BERÇÁRIO INICIAL - A e BERÇÁRIO FINAL - D e C
PAINEL:
"SENSAÇÕES TÁTEIS E COORDENAÇÃO MOTORA FINA"
REUNIÃO COM PAIS 1º TRIMESTRE/2016
ATENÇÃO
REUNIÃO COM PAIS/2016
HORÁRIOS:
INFANTIL E FUNDAMENTAL MANHÃ:
Dia 10 de maio (terça-feira)
Das 19:00 as 20:30 h.
INFANTIL E FUNDAMENTAL TARDE:
Dia 17 de maio (terça-feira)
Das 19:00 as 20:30 h.
Iniciamos essa semana os conselhos de ano/ciclo/2016
Segue o cronograma:
25/04 - 4ºs anos manhã e tarde
26/04 - 1ºs anos manhã e 2ºs anos tarde
27/04 - 2ºs anos manhã e 1ºs anos tarde
28/04 - 3ºs anos manhã e tarde
29/04 - 5ºs anos manhã e tarde
Obs. Qualquer dúvida, consultar bilhete na agenda.
No dia 16 de abril de 2016 tivemos nossa
1ª CAMINHADA PELA PAZ.
Reunimos familiares e a comunidade escolar para dizer
NÃO À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS.
Confiram as fotos desses momentos que ficarão na história da nossa comunidade!
Segue um pouquinho da nossa caminhada....
2015
"BRINQUEDÃO INFLÁVEL"
Neste mês de outubro, os alunos do nosso CEU puderam brincar e se divertir com os "brinquedões infláveis"...
...confiram as fotos...
Foi um sucesso!
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
A cada dia que passa ficamos cada vez mais íntimos da Tecnologia, que é utilizada em todas as situações do nosso cotidiano, desde um simples atendimento do celular, a execução de um programa de computador de última geração, de robôs presentes na medicina, nas indústrias e na sociedade em geral.
Na área educacional não é diferente. No CEU Regina Rocco Casa bloco I, temos inseridos na rotina do ensino fundamental os netbooks educacionais com o sistema operacional UBUNTUCA, a lousa digital no Ambiente Multimídia, computadores, notebook (para o Atendimento Educacional Especializado), câmera digital, impressoras, máquina de xérox, data show, entre outros.
A escola é composta por 3 segmentos de ensino: creche, infantil e fundamental.
Os netbooks, que são utilizados prioritariamente pelos alunos do ensino fundamental, oferecem uma infinidade de recursos, como jogos educativos nas áreas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, com diferentes níveis de dificuldade, além de oferecem acesso a internet e a aplicativos como: editor de texto, planilha, câmera, gravador/reprodutor de som, softwares livres como o TUX PAINT, xadrez, programação, entre outros.
As PAPEs (professoras de apoio a programas especiais) oferecem formação para capacitar os professores da unidade escolar subsidiando o trabalho pedagógico para que seja inserido no planejamento as mídias e tecnologias oferecidos.
Cabe ao professor apropriar-se desses conhecimentos, inserindo no seu planejamento e utilizando de forma criativa e inovadora as tecnologias em sua prática pedagógica.
Esse ano iniciamos o Projeto “Educação Tecnológica” com as turmas dos 5ºs Anos A, D e E, a próxima etapa será a capacitação dos professores para a ampliação desse atendimento.
Objetivos desse Projeto:
- Conhecer as invenções como uma produção humana;
- Distinguir o que é e o que não é Tecnologia;
- Propor soluções para situações-problema do cotidiano envolvendo construções de máquinas simples (LEGO);
- Comparar Tecnologias atuais e antigas;
- Vivenciar os princípios de máquinas simples;
- Fazer as relações dos conceitos tecnológicos com os objetos do dia-a-dia.