“Monitores na Educação tecnológica”
Justificativa:
Pensando em otimizar o tempo e a qualidade do trabalho dos alunos nas atividades desenvolvidas em Educação Tecnológica, bem como favorecer a autoestima e maior integração entre eles, elaboramos o projeto que integra Monitoria e Educação Tecnológica.
Os monitores serão alunos dos 5º anos dos períodos manhã e tarde e atuarão no contra turno escolar em parceria com as PAPPs TEC no ambiente multimídia e nas salas de aula com o Projeto de Educação Tecnológica, compartilhando saberes, auxiliando os alunos em suas dificuldades e questionamentos, oportunizando o aprofundamento dos saberes adquiridos, ampliando assim suas competências e, principalmente, desenvolvendo o exercício da cidadania.
Duração: maio a novembro de 2018
Objetivos:
Ø Integrar monitoria e Educação Tecnológica;
Ø Estabelecer parceria produtiva entre alunos;
Ø Compartilhar conhecimentos e informações;
Ø Promover a inclusão digital dos alunos e a democratização do acesso as tecnologias digitais disponíveis na Unidade Escolar;
Ø Desenvolver responsabilidade, autoestima e respeito ao patrimônio público.
Conteúdos:
ü O que é monitoria? Qual é o papel do aluno monitor?
ü Gestão de sala de aula
ü O que é tecnologia?
ü Material estruturado (caixa verde – 9654 – LEGO);
ü Utilização do editor de texto (Word) e editor de vídeo (Movie Maker);
ü Publicações no Blog.
Etapas:
1. Apresentação do projeto para os professores em HTPC e para os alunos em sala de aula;
2.Entrega do bilhete para os pais/responsáveis com autorização para a participação no projeto (entrega para todos os alunos);
3.Seleção de três representantes (monitores) de cada turma do 2º Ano do ciclo II (critérios a serem definidos);
4. Reunião Inicial com os monitores para os combinados e atribuições,
5. Formação específica para os monitores de acordo com os conteúdos;
6. Início da monitoria em sala de aula com o projeto educação tecnológica.
Organização do atendimento:
Ø PERÍODO: MANHÃ
· Quartas e sextas-feiras das 09:00 às 12:00 (1 hora para formação e 2 horas para a monitoria);
· Quatro alunos de cada sala (5º Ano D e E), um por dia, totalizando 8 alunos monitores.
Ø PERÍODO: TARDE
· Segundas e terças-feiras das 13:00 às 16:00 (1 hora para formação e 2 horas para a monitoria);
· Três alunos de cada sala (5º Ano A, B e C), um por dia, totalizando 9 alunos monitores.
Semanalmente, realizaremos aulas de formação, nas quais os monitores receberão orientações sobre o uso de programas e ferramentas disponíveis no ambiente e projetos relacionados a tecnologia da informação, bem como a produção de materiais para postagens no blog da escola.
Avaliação: Será realizada no decorrer do processo por meio da observação das PAPPs TEC, na participação e dedicação dos alunos e também será feita a autoavaliação em documento específico.
Projeto “Educação Tecnológica”
Nas escolas municipais de São Bernardo do Campo, o trabalho com educação tecnológica tem como objetivo desenvolver uma série de procedimentos que levam a criança a pensar cientificamente, elaborando hipóteses, experimentando–as e reformulando–as a partir dos resultados obtidos e propondo outras soluções para os problemas. Para isso, elas contam em nossa Unidade Escolar com o material estruturado blocos de encaixe (LEGO caixa verde 9654).
Esse trabalho é realizado em parceria entre as PAPPs TEC e os alunos monitores nas salas de aula.
Objetivos:
- Distinguir o que é e o que não é Tecnologia;
- Conhecer algumas invenções como uma produção humana;
- Refletir sobre a história das invenções, bem como o surgimento de uma nova tecnologia a partir de uma necessidade;
- Perceber a evolução dos tempos e do homem;
- Perceber a tecnologia como acúmulo de conhecimento da humanidade;
- Comparar Tecnologias atuais e antigas;
- Propor soluções para situações-problema utilizando o material LEGO para montagem de máquinas simples utilizadas no dia a dia;
- Aprender a trabalhar em equipe de forma colaborativa;
- Exercitar a capacidade de argumentação;
- Fazer as relações dos conceitos tecnológicos com os objetos do dia a dia;
- Realizar atividades de forma autônoma, responsável e criativa.
Conteúdos:
§ Tecnologia;
§ História de algumas invenções;
§ Trabalho em equipe;
§ Resolução de situações problemas;
§ Desenvolvimento de procedimentos de investigação científica e estudo de conceitos relacionados a tecnologia;
§ Exploração e investigação de conceitos tecnológicos (força e movimento, equilíbrio, estrutura, peso e medida);
§ Máquinas simples: alavancas, rodas e eixos, engrenagens e roldanas;
§ Construção e montagem de máquinas simples de forma livre e/ou a partir de modelos (fichas);
§ Registro das construções e pesquisas por meio de ilustrações e escrita.
Avaliação: Será realizada no decorrer do processo por meio da observação das PAPPs TEC, na participação e dedicação dos alunos e também será feita a autoavaliação em documento específico.
**Não haverá aula no dia do Conselho para as respectivas turmas.**
**Segue abaixo o laudo de análise da água e da desratização da nossa escola**
Laudo de análise de água - EMEB Regina Rocco Casa Bloco I
** Clique nas imagens para ver em tamanho maior **
Conheçam um pouco mais da nossa rotina.
Após o período de adaptação, agora nos despedimos do choro e demos lugar a exploração,
diversão e muito aprendizado!
Confiram:
** Clique nas imagens para ver em tamanho maior **
5º Ano - D da professora Marilene:
"TERTÚLIA DIALÓGICA"
Durante o 1º trimestre os 3ºs Anos trabalharam com o gênero "FÁBULAS". Como forma de encerramento do que foi aprendido, o 3º ano E fez uma votação de suas fábulas preferidas, em grupos reescreveram as histórias, dividiram-se definindo os personagens e falas, ensaiaram em casa e algumas vezes na escola e escolheram o espaço para as filmagens. Todos se envolveram para desenvolver um bom trabalho, contaram também com a ajuda e colaboração da auxiliar Erika na confecção das máscaras.
A turma ficou bem satisfeita com o resultado final!
Clique e assista o vídeo com as fábulas preferidas da turma!
Semanalmente nos reunimos para fazer a Dança Circular.
É uma forma de integrarmos todos os alunos em uma atividade diferente e prazerosa.
As PAPPs TEC Ana Lúcia e Silvia Helena acompanham
os alunos dos 1ºs anos nas salas de aula...
Nesses "primeiros cliques" os alunos exploram os jogos
do aplicativo GCompris, que é um pacote de atividades educacionais
que facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e o conhecimento
dos alunos nessa fase inicial de alfabetização. São inúmeras atividades diferentes que estimulam o aprendizado de maneira lúdica.
Confira algumas fotos dessa atividade!
Ariê é um jogo que auxilia as crianças no processo de alfabetização.
O leãozinho Ariê guia as crianças em brincadeiras onde elas associam palavras a objetos. Eles variam entre montagem de palavras, caça-palavras e identificação de números com frutas.
Os jogos têm níveis de dificuldade conforme a brincadeira avança. No “Jogo das Bolhas”, depois das palavras de 4 letras, passam para as de 5, e depois uma mistura de 4 e 5. No “Jogo do Elevador”, as letras começam aparecendo organizadas em montinhos para cada palavra, mas depois ficam totalmente embaralhadas. Já no “Jogo dos Biscoitos”, começa contando imagens de 1 a 10, depois somando de 1 a 10, subtraindo, e finalmente somando e subtraindo números de 1 a 20. A mudança de nível é feita após cinco acertos consecutivos.
Os alunos estão interagindo com esse jogo no Ambiente Multimídia onde tem a lousa digital!
Confira algumas fotos dessa atividade abaixo:
As aulas com os netbooks educacionais começaram na primeira semana de março.
Nesses primeiros “cliques” os alunos exploram os jogos do aplicativo GCompris, que é um pacote de atividades educacionais que facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e o conhecimento dos alunos nessa fase inicial de alfabetização. São inúmeras atividades diferentes que estimulam o aprendizado de maneira lúdica.
Confira algumas fotos dessa atividade!
Confira algumas fotos dessa atividade!
Obs. Para visualizar em tamanho maior, basta clicar na imagem.
Confira essa aula sobre os "5 sentidos" elaborada para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Para acessar, clique na imagem abaixo: