NOSSA ESCOLA



Nossa escola está situada na Rua Tiradentes, nº 1.845,
CEP 09781-220
Vila do Tanque em São Bernardo do Campo, SP.

TELEFONES:
2630-9501 / 2630-9502

EMAIL:
regina.rocco1@saobernardo.sp.gov.br



     De acordo com o Projeto de Lei 05/12 e Lei 6.199/12,
 de 13/04/12, publicado no jornal Notícias do Município,
 de 20/04/12, na gestão do Sr. Prefeito Luiz Marinho, denomina-se CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO -
 CEU REGINA ROCCO CASA o equipamento público, instalado no antigo Volkswagen Clube, abrangendo os edifícios designados como Bloco A e B, Teatro e Ginásio.

O CEU Regina Rocco Casa foi inaugurado em 14/04/12. Este espaço tem uma vasta área verde. A portaria principal fica na Rua Tiradentes e seu terreno extenso vai até a Vila São Pedro, contendo áreas de lazer e esporte (CREC) que são utilizadas pelos alunos e pela comunidade.
Este Complexo foi construído no antigo Clube da Volkswagen, com objetivo de atender aos 03 diferentes níveis da Educação Básica (creche de 0 a 3 anos, Educação Infantil – 4 a 5 anos e Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano). Está dividido em 02 blocos (I e II) com 48 salas de aula cada um. Este equipamento público, quando finalizado, poderá oferecer valiosas possibilidades de integração com a escola, de forma que os alunos serão beneficiados, convivendo nessa ampla área verde, teatro, ginásio, campo de atletismo, ginásio de Handebol e CREC (Centro de Recreação, Esporte e Cultura).
Esta escola foi inaugurada em abril de 2012. Iniciou o atendimento aos alunos com dezesseis turmas de 0 a 3 anos, em 16 de maio do mesmo ano de inauguração. As três turmas de Infantil III, IV e V iniciaram em 18 de junho de 2012. Em 23 de julho de 2012, esta unidade escolar começou a atender 10 salas do Ensino Fundamental, procedentes da EMEB Professora Marineida Meneghelli de Lucca, representando uma importante conquista para a região, fruto da necessidade dos munícipes de ampliação de vagas para Ensino Fundamental e Educação Infantil de período integral (0 a 3 anos) e período parcial (4 a 5 anos).
Desde 2014, em parceria firmada por representantes de todos os espaços deste equipamento, garantiu-se o uso do campo de atletismo pelas crianças dos dois blocos (I e II), nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. 
    Neste ano de 2017, nosso CEU está atendendo 76 turmas, sendo 20 turmas de creche (educação infantil 0 a 3 anos), em período integral; 22 turmas de educação Infantil (3 a 5 anos), em atendimento parcial, sendo 11 turmas de manhã e 11 turmas à tarde; 34 turmas do ensino Fundamental, em atendimento parcial, sendo 17 turmas de manhã e 17 turmas à tarde, atendendo a um total de, aproximadamente, 2.OOO alunos (as).

Abaixo fotos do antigo  Clube da Volkswagem:





        Filha de Marianno Rocco e Giovanna Boff Rocco, imigrantes italianos  da região da Lombardia, que se instalaram em São Bernardo, na passagem do século XIX para o XX, atrás de uma vida melhor. Regina Rocco Casa nasceu na Linha Camargo, local onde hoje se encontra o Centro Universitário da FEI, nas proximidades  da atual Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, em 30 de junho de 1907.
     Nessa época, a cidade era um aglomerado de propriedades agrícolas, bem longe da imagem de polo industrial e de município densamente povoado que São Bernardo tem hoje. Regina levou uma vida rural, realizando da infância até a idade adulta serviços como plantar, colher e cuidar dos animais. Ela e seus dez irmãos (cinco homens e cinco mulheres) ajudavam os pais na fazenda da família  que ficava no bairro Alves Dias. Ainda com os pais, ela mudou-se posteriormente para o Bairro Assunção e depois para o Bairro dos Casa.
            Depois de casada,  dona Regineta, como passou a ser conhecida Regina, continuou levando uma vida rural, trabalhando na fazenda do seu marido. A  vida de dona Regineta corre em paralelo ao processo de industrialização e de transformação de São Bernardo. Como muitos filhos de imigrantes que se instalam na região, ela nasceu em uma cidade agrícola e no transcorrer da vida ajudou a construir um dos polos industriais mais importantes do país. Filha de famílias que se tornariam tradicionais na cidade e casada com um representante de outra. Dona Regineta é um exemplo acabado dos importantes imigrantes e filhos que construíram São Bernardo.
             Regina Rocco Casa morreu aos 72 anos, em fevereiro de 1980,vítima de enfisema pulmonar.

 No ano de 2016,
os 4ºs Anos C, D e G 
realizaram um projeto sobre memória local.
Clique na imagem abaixo para acessar o livro digital e assista o vídeo da entrevista:
 Projeto "Memórias"